Dirigindo na Irlanda – Parte 1: Learner Permit

Bom dia pessoal!

Hoje é dia de falar sobre dirigir na Irlanda e como conseguir sua primeira carteira de motorista irlandesa, a conhecida Learner Permit. Tenha ela em mãos e vá conhecer este lindo país e suas incríveis paisagens! Aproveite que o país é pequeno e saia de carro por aí!

Para começar, vamos falar que aqui é tudo ao contrário do que estamos acostumados no Brasil, assim como no Reino Unido, Austrália e outros países que tiveram colonização inglesa. A direção é do lado direito e você dirige do lado esquerdo da pista. A conversão à esquerda é fechada e conversão à direita é aberta… Além disso, a pista rápida é sempre a da direita e você deve ultrapassar pela direita também. Ou seja, você vai ter que reaprender a dirigir! Mas não se preocupe, isso é algo que em pouco tempo você se adapta. Pelo menos foi bem tranquilo aqui em casa.

Resolvi dividir este tema em duas partes, pois independente de já possuir carteira de motorista no Brasil, você ainda precisará seguir alguns passos para tirar a carteira de motorista “Full” (permanente) na Irlanda. Como até o momento, eu só tenho a “Learner Permit” (aprendiz, provisória), decidi que falarei da “Full” somente quando eu mesma estiver com ela em mãos. Assim como tenho feito em todos os meus posts, prefiro falar na prática como funciona, para ser bem realista.

“Posso dirigir na Irlanda com carteira de motorista brasileira?”

Essa é a primeira pergunta que todo mundo faz. Sim, você pode usar sua carteira de motorista por 1 ano. Durante 1 ano, você estará autorizado a dirigir com a carteira brasileira. Não é exigido a carteira de motorista internacional (PID – Saiba mais), nem para dirigir nem para alugar veículo.

Já se você for ficar na Irlanda por mais tempo, aí não tem jeito, você precisará da carteira de motorista irlandesa.

Theory Test, ou melhor, Teste Teórico

A primeira coisa a fazer para começar o processo para “tirar” a Learner Permit é fazer o teste teórico.

Você precisará estudar as placas, sinais, regras de trânsito, velocidades em vias e tudo aquilo que estudamos no Brasil. É realmente necessário estudar, pois as coisas são bem diferentes e tem muitas regras locais, além de vocabulário muitas vezes desconhecidos mesmo para quem estudou inglês a vida toda, como eu. E quando se sentir pronto, hora da prova!

Estudando para o Teste Teórico

Há duas formas de estudar para o teste teórico, através do livro que você compra na livraria ou online através do website https://dttstore.prometric.com/categories/online-learning o qual você escolhe qual opção de estudo você prefere. Além disso, você pode fazer testes teóricos que são exatamente iguais aos testes teóricos reais através do site Theory Tester e sem custo!

Como eu estudei? Primeiro comprei o livro e comecei a dar uma lida, mas confesso que logo me “dispersava”. Então decidi fazer direto os testes online, já que as perguntas são exatamente as mesmas que caem na prova. Claro que é um monte de perguntas e apenas uma parte delas, 40 questões, caem na prova. Mas, fazendo o teste várias vezes ao dia, me permitia abranger uma quantidade de perguntas gigantesca e consequentemente cobrir praticamente todas as questões possíveis.

No início, eu era “reprovada” nos testes online, mas logo comecei a acertar a quantidade mínima necessária, 35 pontos, e cheguei algumas vezes a gabaritar. Quando comecei a passar em todas as tentativas, vi que era a hora de fazer o teste teórico de verdade.

Inscrição para o Theory Test

Assim como tudo nessa vida, você precisa pagar uma taxa para fazer o teste teórico. O valor do teste para carros é EUR 45.

Entre no site Driver Theory Test (DTT) e se cadastre para o teste. Importante, é necessário ter o PPS (Personal Public Service Number) para fazer o teste. Caso não o tenha, saiba como solicitar aqui.

Além disso, outro ponto muito importante, é que seu nome na inscrição, deve ser idêntico ao nome no cartão do PPS ou passaporte. Não vacile, pois eu não coloquei meu nome completo e chegou na hora da prova, tive que ir embora com o rabinho entre as pernas. E o pior, tive que pagar novamente EUR 45 para remarcar o teste. Se você tem 5 nomes/sobrenomes, certifique-se de que colocou todos ou vai dar com a cara na porta também. Importante ressaltar que não sou a única que fiz isso, tenho uma super amiga que quando eu contei, ela disse “Eu também passei por isso”. Então é mais comum do que você imagina!

A prova

A prova, nada mais é, que a cópia idêntica dos testes disponíveis para estudo no site que eu indiquei acima. Então, se você estudar por ele, não tem segredo.

São 40 questões para serem respondidas em 45 minutos e você deve acertar pelo menos 35. Parece muito, mas é facinho!

Você fará a prova, provavelmente passará, se estudou e estava passando nos testes online e já sairá de lá com o certificado de aprovação do teste teórico (Driver Theory Test pass certificate). Este será usado para finalmente você pegar a sua primeira carteira de motorista irlandesa.

Apenas como depoimento, no dia da prova, eu fiquei com muito receio de ter sido reprovada. Fiquei em dúvida em algumas questões e meio que fui por eliminatório. No final, acertei 37! Então, relaxa que na hora parece que você não sabe, mas no fundo você sabe!  rsrs

Carteira de Motorista Irlandesa – “Learner Permit”

Agora com a prova feita e o certificado nas mãos, você já está a um passo de poder dirigir com restrições na Irlanda. Como assim? Por ser a “Learner Permit”, você só pode dirigir acompanhado de uma pessoa portadora de carteira “Full” (essa pessoa tem que tê-la há pelo menos 2 anos) e também não pode dirigir em grandes rodovias. Portanto, se você é como eu, sozinha no país, não funciona! E agora?

Como temos direito de dirigir por 1 ano com a nossa carteira brasileira, então, mesmo com a leaner, você ainda pode dirigir em qualquer situação. Se você for parada pela Garda (Polícia), você apresentará a carteira brasileira e não a irlandesa. Sem grilo!

Já se você realmente está tirando a carteira de motorista realmente pela primeira vez, você deverá seguir as regras certinho para não ter problemas no futuro, isso inclui usar uma sinalização com símbolo L no carro, dirigir sempre com alguém com carteira “full” ao lado e não dirigir em algumas rodovias (sempre há sinalizações quando o “learner” é proibido na via), entre outras restrições. Saiba mais detalhes aqui.

Chegando aos finalmentes

Para finalmente você receber a sua carteira de motorista é necessário acessar o link do NDLS (National Driver Licence Service) e clicar no botão BOOK AN APPOINTMENT.  No dia do agendamento, é necessário levar alguns documentos, segue o link com todos os delalhes. Eu tive algumas dúvidas com relação aos documentos, então basicamente, o que você precisa é:

  • Formulário D201 (preenchido por completo)
  • Driver Theory Test pass certificate (datado de até 2 anos)
  • Comprovante do PPSN
  • Formulário de Teste de Visão D502 (preenchido pelo médico e datado de até 1 mês)
  • Comprovante de Residência (datado no máximo de 6 meses) – Aqui pode ser uma conta de energia, gás, celular, ou comprovante bancário com endereço, alguma apólice de seguro, enfim, pode ser quase tudo que tenha o endereço da sua casa)
  • Documento com foto – Passaporte válido
  • Comprovante de residência fixa na Irlanda – Neste caso, você precisa apresentar o GNIB* ou se você é cidadão europeu, só o passaporte europeu já vale.

Notar este link que informa os documentos que não são aceitos, vale a pena a verificação.

Ah, e vá arrumadinho, pois no dia, tirarão uma foto sua!

Após a apresentação dos documentos, você receberá via correio a sua carteira de motorista. E então é só dirigir!!!

 

Espero ter ajudado e explicado detalhamente todo o processo! Qualquer dúvida não deixe de perguntar nos comentários, ou me enviar email através do contato!

Se achou interessante, por favor, compartilhe em suas redes sociais! Obrigada e até a próxima!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

7 Replies to “Dirigindo na Irlanda – Parte 1: Learner Permit”

  1. Adorei! Tudo tão explicadinho. Show!

  2. Amando seu blog.

    1. Maria Helena says: Responder

      Que bom que está gostando Vanessa. Estou fazendo com um super carinho para cooperar com quem está vindo pra Ilha Esmeralda. Está a caminho?
      Abraços

  3. Oi! Sei que vai falar disso depois, mas fiquei curiosa. Como vc se torna full?
    No meu caso tenho carteira de motorista portuguesa. Então usaria as duas, como vc?

    1. Maria Helena says: Responder

      Olá Kathe, tudo bem? Então, como eu ainda não tirei a carteira full não tenho a experiência real ainda. Sei que o processo basicamente consiste em fazer 12 aulas práticas e um teste prático, mas claro tudo envolve custo também. Então, vou aguardar eu fazer o processo para postar os detalhes aqui que ainda não tenho.
      No seu caso, se não estou equivocada, você não precisa de todo o processo, você pode aplicar para a carteira irlandesa talvez apenas fazendo o teste prático, não precisa começar com a learner e fazer todo o processo. Li isso algo deste tipo em comunidade de cidadãos europeus aqui na Irlanda. Vale a pena investigar. Não sei o processo correto, por isso prefiro não arriscar.

  4. Marcelo Juventino says: Responder

    Muito bom o blog!
    Foi indicado pelo Daniel e será muito útil pra mim e pra minha família!
    Continue assim! 😉👏👏👏

    1. Maria Helena says: Responder

      Olá Marcelo, tudo bem? Chegando na Fineos agora também? Estamos populando este país! rsrs Daqui a pouco só se verá brasileiro pelas ruas. rsrs
      Felicidades pra vc e sua família!
      E pode deixar que o blog continua… Faço isso com muito amor! 🙂

Deixe uma resposta