Onde morar em Dublin? Oh, dúvida cruel

Nada melhor que escrever um post neste dia cheinho de neve que nem para sair de casa dá e assim ocupar a cabeça e parar de comer! rsrs O tema de hoje é um dos mais questionados pelos meus leitores “onde morar em dublin”. Ando recebendo muitos e-mails com dúvidas de onde morar em Dublin, quais regiões, próximo ao centro ou não.

Quando você muda de país ou até mesmo de cidade, em geral, você se sente completamente perdido. Não sabe os bairros que você e sua família melhor se adaptaria, quais são seguros, onde tem escolas boas, enfim, são tantas e tantas dúvidas que não sabemos nem por onde começar a pesquisar casas.

E se você está vindo para a Irlanda, provavelmente passará por isso. Provavelmente já está pensando nisso antes mesmo de ter certeza que vai vir para cá. Então, vou tentar ajudar vocês a criar um caminho para definir onde morar em Dublin.

Defina um Budget

Se você já tem uma ideia de quantos euros você vai receber após o abatimento dos impostos, líquido, dinheiro no bolso, é hora de definir quanto você está disposto a gastar com o aluguel que, com certeza, não será pouco e será seu principal gasto na Irlanda.

Com o budget definido, comece a explorar os sites de busca rent.ie, myhome.ie e daft.ie e filtre a pesquisa de acordo com seu perfil (quantidade de quartos, banheiros etc).

Provavelmente, com o budget definido, algumas áreas já serão excluídas e algumas áreas terão maior concentração de imóveis no seu perfil.

Uma dica que eu gosto de dar é: stick to the budget! Tente ficar no valor que você pode pagar sem ter que abrir mão de outras comodidades. Você estará recém chegado num país e não vai querer viver trancafiado dentro de casa. Portanto, não dê todo seu dinheiro no aluguel. Se quer saber um pouco mais sobre custo de vida em Dublin, leia os dois posts que escrevi (Parte 1 e Parte 2).

Onde você vai trabalhar

Segunda coisa que você deve pensar antes de definir onde irá morar, é onde você ou seu parceiro irá trabalhar.

Assim, como qualquer grande cidade, morar muito longe do trabalho pode ser um problemão. Apesar de Dublin não ser uma grande metrópole, está crescendo e, portanto, se locomover por aqui já está bastante complexo. Eu diria que o problema maior não é exatamente a distância em km entre casa e trabalho e sim o ir e vir de um ponto a outro. O trajeto casa-trabalho pode ser bastante estressante, tomando muito tempo e/ou tendo que usar mais de um meio de transporte.

Como você já filtrou o valor, algumas regiões já apareceram com casas mais atraentes que outras para você. Então agora limite, dentre essas regiões, as de fácil acesso ao local de trabalho.

Eu, por exemplo, defini um budget e só procurei imóveis dentro do valor. Algumas regiões apareceram e muitas casas não tinham nada a ver com meu perfil. Encontrei algumas que gostei e já comecei a filtrar com base em “como meu marido vai chegar no trabalho via transporte público e quanto tempo ele vai demorar”.

Ficou assim, moro em Donabate, uma pequena cidade a 20km do centro de Dublin e meu marido trabalha em Dublin 3. Apesar de 20km de distância entre onde ele trabalha e onde moramos, o trem está encostado em meu apartamento e ele chega no trabalho sem nenhuma dificuldade, sem precisar ficar usando mais de um tipo de transporte e em um tempo razoável. Importante: facilite sua vida!

Aproveite da tecnologia e trace as rotas das casas que você se interessou no Google Maps, usando a ferramenta transporte público e veja quanto tempo leva da casa ao trabalho. Garanto que você eliminará muitas regiões e já já terá definido onde morar em Dublin!

Regiões pares x ímpares

Existe em algum lugar uma análise dizendo que regiões pares são melhores que regiões ímpares. Basicamente, Dublin é dividido em norte e sul, sendo norte ímpar e sul par (mapa de dublin). E por alguma razão, alguém alguma vez disse que o sul é ótimo e o norte não. Para mim, isso é M-I-T-O!

Podemos fazer uma comparação com São Paulo dizendo que zona sul é otima e zona leste é péssima. É coerente? Claro que não. Existem bairros ótimos e péssimos nas duas regiões. Pode haver mais bairros bons em uma região que na outra, mas ainda sim há bairros bons nas duas. Portanto, essa análise é extremamente superficial e pode te levar a pagar alugueis muito caros sem necessidade. Então desencane desta análise. Você encontrará lugares encantadores nas duas zonas.

Quer exemplos de regiões fora de zonas pares que são ótimas?

Clontarf (Dublin 3): do ladinho do centro, com tudo o que você precisa e super seguro.

Raheny (Dublin 5): conta com um parque lindíssimos, mansões, e também ao lado do centro e super seguro.

Howth (Dublin 13): se você já pesquisou sobre pontos turísticos, Howth é um dos principais, um vilarejo de pescadores com uma linda orla para caminhada, ótimos restaurantes, cafés, trem, castelo. Um das regiões mais graciosas de Dublin.

Malahide (County Dublin): região nobre, com maravilhosos cafés, boutiques, castelo, praia, trem, fácil acesso ao centro.

Enfim, está aqui uma prova que há ótimas regiões nas zonas ímpares também. Existem várias outras, estes exemplos foram só para abrir a sua mente!

Passeie pelas regiões

Você já tem algumas casas e regiões em vista, baseado nas pesquisas acima. Hora de dar uma volta e sentir o clima das regiões, seja ela par ou ímpar ou ainda no condado.

Aproveite que você ainda é “turista” e vá turistar nas regiões, conhecer os centrinhos, as “Main Street” de cada região. Buscar parques, escolas, conhecer as redondezas, sentir o clima e ver se ele coincide com seu estilo de vida. Faça isso entre o fim do dia e a noite. Porque há regiões que mudam completamente de cara durante a noite e você conseguirá ver isso.

Temos regiões super movimentadas e mais centrais, regiões com mais apartamentos, outras somente com casas, outras mais rurais lembrando interior. Enfim, caminhe, dê uma volta de carro e se permita conhecer cada região da sua pesquisa. Isso facilitará sua tomada de decisão de onde morar em Dublin.

Ainda não se sente confiante?

Já está praticamente definido onde você vai morar, mas você ainda quer uma opinião. Use a abuse dos grupos de brasileiros no facebook. Tem vários grupos, inclusive muitas vezes das regiões que você selecionou.
Exemplo de alguns grupos que eu participo baseado em região: BrasileirAs in Dublin NorthMamães de Swords & Região. Enfim, se você pesquisar, com certeza muitas pessoas que moram na região vão ficar felizes em te ajudar na tomada de decisão.

Como recebo muito e-mail deste assunto e não conheço todas as regiões, eu costumo indicar um post de um outro blog que acho bem completinho. Então, vou deixar o link para você. Este post basicamente divide as regiões em quais devem ser evitadas, quais são ok e quais são ótimas. Claro que isso é uma análise de uma pessoa, portanto é mais para você ter como referência já que não conhece nada ainda de Dublin. Tudo que está em ok, para mim é muito bom e ótimo é ótimo! Caso alguma casa que você esteja olhando esteja no não recomendado, busque outras opiniões. Segue o post: What are the best areas and those that you should avoid

Espero ter ajudado um pouco nesta difícil missão de encontrar o seu lugar ideal para morar em Dublin. Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato direto comigo. Ficarei feliz em ajudá-los.

Abs e bom restinho de neve!!!

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

6 Replies to “Onde morar em Dublin? Oh, dúvida cruel”

  1. Bianca Santos says: Responder

    Maria Helena, você é um doce! Super disposta a ajudar e dar dicas relevantes. Adoro o seu blog! Beijos!!

    1. Maria Helena says: Responder

      That’s cute! 🙂 Obrigada pela mensagem carinhosa! Fico feliz quando sinto que estou cumprindo com o objetivo do blog. 🙂 Abs e bom final de semana.

  2. Sensacional, ajuda muito quem tem duvidas de onde morar e como se locomover, muito bacana que o Google Maps faz rotas integradas com trem, Luas, tem umas rotas que faço que levam 45 minutos, é normal pra uma cidade considerada pequena em tamanho como Dublin?

    1. Maria Helena says: Responder

      Oi Raphael, olha é bem normal 45 min num transporte público. Meu marido tem uma jornada da porta de casa até a porta do trabalho de 1 hora indo de trem. Conheço outros colegas dele que levam o mesmo tempo e as vezes numa distância menor. Isso também depende do que você está acostumado, mas acho super bom este tempo pra ser sincera se a região que você estiver olhando é algo que você goste. 🙂

  3. Olá, Maria Helena, tenho algumas dúvidas:
    Temos dupla cidadania (portuguesa), podemos trabalhar na Irlanda?
    Temos uma filha de um ano, existe creche/escola pública? Se sim, nós, residindo no país, teríamos direito?

    1. Maria Helena says: Responder

      Olá Deborah, tudo bem?

      Assim como qualquer cidadão europeu, dentro da União Europeia, você pode sim trabalhar na Irlanda. E, infelizmente para 1 ano de idade não há creche pública (meu caso inclusive). E as creches são bastante caras aqui. 🙁 Segue um post sobre o assunto.
      http://familianairlanda.com/2018/01/31/creche-irlanda-como-funciona/
      Quando seu filho tiver aprox. 3 anos aí assim terá direito a creche “de graça” por 3 horas apenas e você teria direito como qualquer residente no país, independente de visto.

      At.

Deixe uma resposta