Nosso primeiro Natal na Irlanda – Como foi?

Como a grande maioria dos brasileiros, para nós o Natal é uma data muito importante. É um momento de união, de compartilhar amor e momentos de alegria e emoção com a nossa família. Mas o que fazer quando você mora longe de muitos daqueles que você mais ama?

Clima Natalino

Para garantir um momento alegre, mesmo estando distante de muitos que amamos, decidi que eu iria fazer o Natal aqui em casa igualzinho faríamos se estivéssemos no Brasil.

Fui atrás de criar o maravilhoso clima natalino e trazê-lo para dentro de casa. Como eu já falei em um post anterior (Preparando as Malas), você deve fazer com que sua casa seja seu lar doce lar independente de onde você escolheu morar. Fazer com que mesmo longe de seu país, a sua cultura esteja dentro da sua casa. E assim, deve ser no Natal.

Fui às compras! Comprei uma árvore, enfeites, luzinhas de Natal e chamei uma amiga que tem filhos para me ajudar a montar a árvore. Naquele momento já sentia que meu Natal seria maravilhoso.

E claro, comprei presentinhos de Natal para amigas queridas e para os meus tios e primos que estavam vindo passar o Natal aqui em casa. Aliás, o Natal aqui em casa foi uma mistura de países. Estavam aqui, meus tios do Brasil, minha prima da Espanha, a namorada da Itália e nós daqui da Irlanda! Olhem como este mundo está virado no avesso! rsrs

Felipe e a árvore!

Tradições Irlandesas

Já que estou aqui na Irlanda, também resolvi que iria introduzir um pouquinho da cultura deles aqui no nosso Natal. Fui atrás do que é super conhecido como Christmas Jumper. São lindas blusas bordadas ou estampadas com motivos natalinos para você usar ao longo do mês de dezembro e curtir este momento mágico que é o Natal. Inclusive tem blusas até com luzinhas!

Infelizmente pensei nisso muito tarde e não encontrei pra todos da família. Comprei uma linda blusa para mim e também para o meu bebê, Felipe! Olha que lindos que ficamos! Ano que vem, já decidimos, terá Christmas Jumper para toda a família, que não será mais de apenas 3 pessoas, seremos 4: eu, Daniel, Felipe e mais um baby que está na barriga!

Felizes de Christmas Jumper!

Para o próximo ano, quero incorporar mais do Natal irlandês aqui em casa. Eles têm costume de fazer um calendário do dia 1 ao dia 24 com atividades para as crianças. Pode ser atividades como montar a árvore de Natal, comprar presentes, como também, fazer doações, visitar algum abrigo, etc. Fazer do mês de Natal, um mês diferente de todos os outros.

Quero fazer muito mais coisas, visitar feiras de natal (Christmas Markets que tem de monte), acompanhar a “parade” do dia de acender as luzes de Natal. Enfim, tem muitas atividade boa para fazer ao longo do mês. Como eu tinha visita e também tive muitos dias que eu não estava passando bem por conta da gravidez, não consegui aproveitar tanto. Ano que vem, espero desbravar mais!

Família

Eu tive a super sorte deste ano ter família ao nosso lado no Natal. Vieram de longe, de vários lugares para compatilhar este momento conosco. Mas sei que nem sempre será assim.

Então, eu já me preparei psicologicamente para curtir muitos momentos em nosso núcleo familiar ou com amigos aqui da Irlanda. Exemplo do aniverśario do Felipe que será daqui dois meses. É o primeiro aniversário do meu bebê e provavelmente não terá nenhum avô, avó, tios ou padrinhos. Mas vamos fazer festa e curtir mesmo assim. Hoje, minha prioridade é a minha família: Eu, Daniel, Felipe e bebê “on the way”! E se escolhemos viver distantes, temos que nos adaptar e sermos felizes assim!

Preparativos para a Ceia de Natal

Assim como no Brasil, o dia da ceia é um dia único! A gente passa o dia limpando, cozinhando mas FELIZ! Acho que é o único dia no ano que não nos importamos de passar horasssss do dia na cozinha. rsrs

Dividimos as tarefas e começamos os preparativos! Escolhemos um cardápio não tão tradicional, mas feito com muito amor! Além disso, aproveitei que meus tios estavam aqui para pedir um prato que eu estava com muita vontade e nunca tinha feito antes, a tão comum salada de maionese! Pois bem, aproveitei para aprender como fazer e aliás, fiz boa parte do prato. 🙂 Desde que cheguei na Irlanda, venho aprendendo a fazer vários pratos que eram especialidades de outras pessoas, já que não tenho essas pessoas por perto, tenho que me virar. rsrs

A Ceia

Nossa ceia também foi preparada para vegetarianos, éramos 6 pessoas sendo 2 vegetarianos. Nosso cardápio escolhido foi: salada de maionese, salada verde, lasanha de beringela empanada (dos Deusessssss), arroz branco e filé de salmão ao forno com molho tártaro. Para sobremesa fomos práticos e tivemos sorvete! hehe

Escolhemos não começar a ceia muito tarde, pois todos estávamos cansados de tanto passear e eles, de tanto viajar! rsrs Fomos jantar por volta das 22h e tivemos um momento maravilhoso! Agradeci muito de tê-los aqui comigo. Foi especial demais sentar com eles na mesa aqui de casa e sentir a família unida neste dia. Obrigada mesmo Tato, Tata e primas! Amo vocês!

Família Reunida! Amo demais! Da esquerda para a direita: eu embaixo, Tato Melete, Daniel, Tata Sônia, Fernanda, Mariana e Felipe

Após a ceia, fomos para a troca de presentes! Adoro esta parte! Não por conta de presentes caros nem nada disso, gosto da sensação de demonstrar carinho para as pessoas e dizer que você lembrou delas. Comprei presentinhos especiais, mas simples, mas realmente pensando em cada um e houveram momentos de muita emoção como carta da mamãe saudosa da Fernanda. Todos choramos, aquela coisa deliciosa do Natal, surpresas, emoções, alegria!

Aproveitamos e ligamos para a família no Brasil que estava na casa da vó, com todos os tios e primos e prontos, enfim, estávamos todos juntos, mesmo que fisicamente distantes. Eu realmente tento me manter o mais pŕoximo possível da família através de ligações, vídeos, mensagens, facebook. Quero que o Felipe cresça próximo aos seus avós, tios e padrinhos e eu também me sinto mais feliz quando estou em contato com quem tanto amo. Família é muito importante e saber viver longe mas se manter próximo para mim é muito importante.

Almoço de Natal

Como padrão brasileiro, o nosso almoço de Natal foi o “restondontê”. E foi maravilhoso, passamos o dia em casa, batendo papo, relembrando de fatos, vendo fotos, nos curtindo e comendo muito!

Dia 25 é dia de ficar em casa! O irlandês, ele não comemora o Natal na ceia e sim no dia do Natal mesmo. O dia começa cedo, com as crianças abrindo os presentes que o papai noel os deixou durante a noite, depois começam os preparativos do almoço para então almoçarem ao redor das 3, 4 da tarde. É dia de estar com a família!

Sensação do primeiro Natal longe do Brasil

Felizmente, o saldo foi super positivo! Em nenhum momento, deixei a sensação de tristeza e saudade nos pegar ao longo do mês de dezembro. Tivemos muitas atividades. Jantares de Natal com amigos, com empresa, atividades que nunca tínhamos feito, como andar de patins no gelo, ver show de luzes, sem contar com mais de 1 semana com visita, enfim, mantivemos nossos ânimos lá em cima.

Apesar de não estar no Brasil ao lado dos meus pais, por exemplo, tudo o que eu fazia, eu compartilhava com eles. Desde a montagem da árvore até a ceia de Natal.

Então posso dizer que nosso Natal foi delicioso! E tenho certeza que os próximos também serão, já que estaremos ainda mais familiarizados com a Irlanda e sua cultura.

Se você está chegando por aqui, deixe seu coraçãozinho bem tranquilo e saiba que você terá ótimos momentos. É só se permitir. Como sempre digo, venha para a Irlanda de braços abertos, assim você se encaixa mais rapidamente no país. Deixe que a cultura irlandesa entre um pouco em você e curta isso! Você vai ver como é bom ter um pouquinho de cada país dentro de você!

Espero que tenham gostado do post! Se gostou, curta, compartilhe, comente, indique para amigos e assine nossa newsletter abaixo para estar por dentro de tudo!

Boa semana a todos!

 

Foto da capa por Kevin Dowling (Unsplash)

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

3 Replies to “Nosso primeiro Natal na Irlanda – Como foi?”

  1. Delíci de post! Adorei a ideia de fazer um calendario especial pra dezembro e enche-lo de coisinhas gostosas, daquelas que ficam pra sempre em nossas lembranças 💚 linda família.

  2. Muito bacana!! Gostei da ideia do calendário, acho válido se jogar na cultura do país, isso deve também ajudar a não pensar nas coisa negativas de estar longe da familia e tudo mais!! Parabéns pelo post!!

  3. Rayssa Pascoal de Andrade says: Responder

    Amei seu post. Dá um quentinho no coração… Fiquei até mais animada – nossa imigração acontecerá já no próximo mês. 😀

Deixe uma resposta