Dirigindo na Irlanda – Parte 1: Learner Permit

Bom dia pessoal!

Hoje é dia de falar sobre dirigir na Irlanda e como conseguir sua primeira carteira de motorista irlandesa, a conhecida Learner Permit. Tenha ela em mãos e vá conhecer este lindo país e suas incríveis paisagens! Aproveite que o país é pequeno e saia de carro por aí!

Para come√ßar, vamos falar que aqui √© tudo ao contr√°rio do que estamos acostumados no Brasil, assim como no Reino Unido, Austr√°lia e outros pa√≠ses que tiveram coloniza√ß√£o inglesa. A dire√ß√£o √© do lado direito e voc√™ dirige do lado esquerdo da pista. A convers√£o √† esquerda √© fechada e convers√£o √† direita √© aberta… Al√©m disso, a pista r√°pida √© sempre a da direita e voc√™ deve ultrapassar pela direita tamb√©m. Ou seja, voc√™ vai ter que reaprender a dirigir! Mas n√£o se preocupe, isso √© algo que em pouco tempo voc√™ se adapta. Pelo menos foi bem tranquilo aqui em casa.

Resolvi dividir este tema em duas partes, pois independente de j√° possuir carteira de motorista no Brasil, voc√™ ainda precisar√° seguir alguns passos para tirar a carteira de motorista “Full” (permanente) na Irlanda. Como at√© o momento, eu s√≥ tenho a “Learner Permit” (aprendiz, provis√≥ria), decidi que falarei da “Full” somente quando eu mesma estiver com ela em m√£os. Assim como tenho feito em todos os meus posts, prefiro falar na pr√°tica como funciona, para ser bem realista.

“Posso dirigir na Irlanda com carteira de motorista brasileira?”

Essa é a primeira pergunta que todo mundo faz. Sim, você pode usar sua carteira de motorista por 1 ano. Durante 1 ano, você estará autorizado a dirigir com a carteira brasileira. Não é exigido a carteira de motorista internacional (PID РSaiba mais), nem para dirigir nem para alugar veículo.

Já se você for ficar na Irlanda por mais tempo, aí não tem jeito, você precisará da carteira de motorista irlandesa.

Theory Test, ou melhor, Teste Teórico

A primeira coisa a fazer para come√ßar o processo para “tirar” a Learner Permit √© fazer o teste te√≥rico.

Voc√™ precisar√° estudar as placas, sinais, regras de tr√Ęnsito, velocidades em vias e tudo aquilo que estudamos no Brasil. √Č realmente necess√°rio estudar, pois as coisas s√£o bem diferentes e tem muitas regras locais, al√©m de vocabul√°rio muitas vezes desconhecidos mesmo para quem estudou ingl√™s a vida toda, como eu. E quando se sentir pronto, hora da prova!

Estudando para o Teste Teórico

Há duas formas de estudar para o teste teórico, através do livro que você compra na livraria ou online através do website https://dttstore.prometric.com/categories/online-learning o qual você escolhe qual opção de estudo você prefere. Além disso, você pode fazer testes teóricos que são exatamente iguais aos testes teóricos reais através do site Theory Tester e sem custo!

Como eu estudei? Primeiro comprei o livro e comecei a dar uma lida, mas confesso que logo me “dispersava”. Ent√£o decidi fazer direto os testes online, j√° que as perguntas s√£o exatamente as mesmas que caem na prova. Claro que √© um monte de perguntas e apenas uma parte delas, 40 quest√Ķes, caem na prova. Mas, fazendo o teste v√°rias vezes ao dia, me permitia abranger uma quantidade de perguntas gigantesca e consequentemente cobrir praticamente todas as quest√Ķes poss√≠veis.

No in√≠cio, eu era “reprovada” nos testes online, mas logo comecei a acertar a quantidade m√≠nima necess√°ria, 35 pontos, e cheguei algumas vezes a gabaritar. Quando comecei a passar em todas as tentativas, vi que era a hora de fazer o teste te√≥rico de verdade.

Inscrição para o Theory Test

Assim como tudo nessa vida, você precisa pagar uma taxa para fazer o teste teórico. O valor do teste para carros é EUR 45.

Entre no site Driver Theory Test (DTT) e se cadastre para o teste. Importante, é necessário ter o PPS (Personal Public Service Number) para fazer o teste. Caso não o tenha, saiba como solicitar aqui.

Al√©m disso, outro ponto muito importante, √© que seu nome na inscri√ß√£o, deve ser id√™ntico ao nome no cart√£o do PPS ou passaporte. N√£o vacile, pois eu n√£o coloquei meu nome completo e chegou na hora da prova, tive que ir embora com o rabinho entre as pernas. E o pior, tive que pagar novamente EUR 45 para remarcar o teste. Se voc√™ tem 5 nomes/sobrenomes, certifique-se de que colocou todos ou vai dar com a cara na porta tamb√©m. Importante ressaltar que n√£o sou a √ļnica que fiz isso, tenho uma super amiga que quando eu contei, ela disse “Eu tamb√©m passei por isso”. Ent√£o √© mais comum do que voc√™ imagina!

A prova

A prova, nada mais é, que a cópia idêntica dos testes disponíveis para estudo no site que eu indiquei acima. Então, se você estudar por ele, não tem segredo.

S√£o 40 quest√Ķes para¬†serem respondidas em 45 minutos e voc√™ deve acertar pelo menos 35. Parece muito, mas √© facinho!

Você fará a prova, provavelmente passará, se estudou e estava passando nos testes online e já sairá de lá com o certificado de aprovação do teste teórico (Driver Theory Test pass certificate). Este será usado para finalmente você pegar a sua primeira carteira de motorista irlandesa.

Apenas como depoimento, no dia da prova, eu fiquei com muito receio de ter sido reprovada. Fiquei em d√ļvida em algumas quest√Ķes e meio que fui por eliminat√≥rio. No final, acertei 37! Ent√£o, relaxa que na hora parece que voc√™ n√£o sabe, mas no fundo voc√™ sabe!¬†¬†rsrs

Carteira de Motorista Irlandesa – “Learner Permit”

Agora com a prova feita e o certificado nas m√£os, voc√™ j√° est√° a um passo de poder dirigir¬†com restri√ß√Ķes na Irlanda. Como assim? Por ser a “Learner Permit”,¬†voc√™ s√≥ pode dirigir acompanhado de uma pessoa portadora de carteira “Full” (essa pessoa tem que t√™-la h√° pelo menos 2 anos) e tamb√©m n√£o pode dirigir em grandes rodovias. Portanto, se voc√™ √© como eu, sozinha no pa√≠s, n√£o funciona! E agora?

Como temos direito de dirigir por 1 ano com a nossa carteira brasileira, então, mesmo com a leaner, você ainda pode dirigir em qualquer situação. Se você for parada pela Garda (Polícia), você apresentará a carteira brasileira e não a irlandesa. Sem grilo!

J√° se voc√™ realmente est√° tirando a carteira de motorista realmente pela primeira vez, voc√™ dever√° seguir as regras certinho para n√£o ter problemas no futuro, isso inclui usar uma sinaliza√ß√£o com s√≠mbolo L no carro, dirigir sempre com algu√©m com carteira “full” ao lado e n√£o dirigir em algumas rodovias (sempre h√° sinaliza√ß√Ķes quando o “learner” √© proibido na via), entre outras restri√ß√Ķes. Saiba mais detalhes aqui.

Chegando aos finalmentes

Para finalmente voc√™ receber a sua carteira de motorista √© necess√°rio acessar o link do NDLS (National Driver Licence Service) e clicar no bot√£o BOOK AN APPOINTMENT.¬† No dia do agendamento, √© necess√°rio levar alguns documentos, segue o link com todos os delalhes. Eu tive algumas d√ļvidas com rela√ß√£o aos documentos, ent√£o basicamente, o que voc√™ precisa √©:

  • Formul√°rio¬†D201¬†(preenchido por completo)
  • Driver Theory Test pass certificate (datado de at√© 2 anos)
  • Comprovante do PPSN
  • Formul√°rio de Teste de Vis√£o¬†D502¬†(preenchido pelo m√©dico e datado de at√© 1 m√™s)
  • Comprovante de Resid√™ncia (datado no m√°ximo de 6 meses) – Aqui pode ser uma conta de energia, g√°s, celular, ou comprovante banc√°rio com endere√ßo, alguma ap√≥lice de seguro, enfim, pode ser quase tudo que tenha o endere√ßo da sua casa)
  • Documento com foto¬†– Passaporte v√°lido
  • Comprovante de resid√™ncia fixa na Irlanda¬†– Neste caso, voc√™ precisa apresentar o GNIB* ou se voc√™ √© cidad√£o europeu, s√≥ o passaporte europeu j√° vale.

Notar este link que informa os documentos que não são aceitos, vale a pena a verificação.

Ah, e v√° arrumadinho, pois no dia, tirar√£o uma foto sua!

Após a apresentação dos documentos, você receberá via correio a sua carteira de motorista. E então é só dirigir!!!

 

Espero ter ajudado e explicado detalhamente todo o processo! Qualquer d√ļvida n√£o deixe de perguntar nos coment√°rios, ou me enviar email atrav√©s do contato!

Se achou interessante, por favor, compartilhe em suas redes sociais! Obrigada e até a próxima!

N√£o perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

7 Replies to “Dirigindo na Irlanda – Parte 1: Learner Permit”

  1. Adorei! Tudo t√£o explicadinho. Show!

  2. Amando seu blog.

    1. Maria Helena says: Responder

      Que bom que est√° gostando Vanessa. Estou fazendo com um super carinho para cooperar com quem est√° vindo pra Ilha Esmeralda. Est√° a caminho?
      Abraços

  3. Oi! Sei que vai falar disso depois, mas fiquei curiosa. Como vc se torna full?
    No meu caso tenho carteira de motorista portuguesa. Ent√£o usaria as duas, como vc?

    1. Maria Helena says: Responder

      Olá Kathe, tudo bem? Então, como eu ainda não tirei a carteira full não tenho a experiência real ainda. Sei que o processo basicamente consiste em fazer 12 aulas práticas e um teste prático, mas claro tudo envolve custo também. Então, vou aguardar eu fazer o processo para postar os detalhes aqui que ainda não tenho.
      No seu caso, se não estou equivocada, você não precisa de todo o processo, você pode aplicar para a carteira irlandesa talvez apenas fazendo o teste prático, não precisa começar com a learner e fazer todo o processo. Li isso algo deste tipo em comunidade de cidadãos europeus aqui na Irlanda. Vale a pena investigar. Não sei o processo correto, por isso prefiro não arriscar.

  4. Marcelo Juventino says: Responder

    Muito bom o blog!
    Foi indicado pelo Daniel e ser√° muito √ļtil pra mim e pra minha fam√≠lia!
    Continue assim! ūüėČūüĎŹūüĎŹūüĎŹ

    1. Maria Helena says: Responder

      Olá Marcelo, tudo bem? Chegando na Fineos agora também? Estamos populando este país! rsrs Daqui a pouco só se verá brasileiro pelas ruas. rsrs
      Felicidades pra vc e sua família!
      E pode deixar que o blog continua… Fa√ßo isso com muito amor! ūüôā

Deixe uma resposta