Como trazer seu pet para a Irlanda

Ol√° pessoal,

Aqui vai mais um post de extrema import√Ęncia para quem tem pets e deseja trazer para a Irlanda.

Se a sua fam√≠lia √© como a minha que tem bichinhos, este post vai ajudar a clarear o “nebuloso” processo de imigrar com pets. Todos acham que essa √© uma miss√£o quase imposs√≠vel, quando na realidade, √© s√≥ quest√£o de seguir o processo corretamente e feito, seu bichinho estar√° com voc√™ mesmo que seja na Irlanda! Nem pensar em deix√°-lo para tr√°s, a fam√≠lia tem que estar completa onde quer que estejamos neste mund√£o! ūüôā

Como falei num post anterior, tivemos 1 m√™s e meio para nos mudar para a Irlanda e infelizmente, este prazo n√£o era suficiente para cumprir com todos os tr√Ęmites exigidos para o embarque dos cats. Por isso, eles ficaram hospedados nos meus pais at√© que pudemos finalmente traz√™-los para junto de n√≥s novamente. Chegaram em mar√ßo, dois meses ap√≥s a nossa vinda.

Portanto, a primeira dica que vai √©: Pensa em ir pra Europa? Comece os tr√Ęmites burocr√°ticos e fitossanit√°rios assim que poss√≠vel. Desta forma, voc√™ evita estressar os animais por deix√°-los com algu√©m por muito tempo, assim como aconteceu comigo. Para se ter uma ideia, o prazo m√≠nimo que leva para concluir tudo √© de 3 meses, o que √© bastante, mas a parte boa √© que n√£o h√° quarentena no destino, ou seja, eles chegam na Irlanda e j√° v√£o direto para casa, diferentemente de alguns outros pa√≠ses.

Vamos l√°, por onde come√ßar? O post ser√° meio t√©cnico, pois acho importante detalhar as etapas e evitar retrabalho. ūüôā

Mesmo dando os caminhos das pedras, indico sempre consultar o site do pa√≠s de destino e do Minist√©rio da Agricultura no Brasil para ter certeza que nada mudou, pois os processos podem sofrer altera√ß√Ķes de tempos em tempos. Ent√£o aqui v√£o os links para os √≥rg√£os competentes de cada pa√≠s (Irlanda e Brasil):

 

Agora que você já tem as referências, vou contar como fiz na prática com meus dois gatinhos lindinhos da foto, o Polenta (laranjinha) e a Brigitte (branquinha). Sim, você leu certo, é O Polenta, ele é macho! rsrs

1. Microchipagem

Este √© o primeiro passo, caso voc√™ ainda n√£o o tenha feito. Todos os animais na Irlanda devem estar microchipados independente de terem vindo do exterior ou n√£o. Na minha opini√£o, todos os animais dom√©sticos deveriam ter microchip, inclusive no Brasil. Imagina como facilitaria no caso de bichinhos desaparecidos. √Č s√≥ resgatar e levar a um veterin√°rio que ser√° poss√≠vel ler todos os dados e ent√£o devolv√™-lo ao dono. Evitaria assim, tanta crian√ßa triste e doente por animais desaparecidos. Ent√£o, j√° fa√ßa isso no seu bichinho independente da data de embarque. Guarde o certificado de microchipagem com a numera√ß√£o pois ele ser√° requerido para documenta√ß√£o de embarque do pet.

2. Vacinação Antirrábica

Se seu animal já tem a vacina, está na validade e você tem a carteira de vacinação, ótimo, você pode pular este passo. Porém, se você não tiver a carteira, é necessário ir atrás deste documento para comprovar a vacinação. Caso não tenha vacinado seus bichinos, hora de fazer isso! Guarde a carteira de vacinação, pois ela será requerida.

3. Sorologia

Este passo somente é possível se o bichinho tiver cumprido o passo 2 e  com no mínimo 30 dias de intervalo. Isto é, você vacina o animal, aguarda 1 mês e então faz a coleta da sorologia, isto tudo no veterinário. Assim que houver a coleta, você deve levá-la junto a um documento emitido e assinado* pelo veterinário até o Centro de Zoonoses no endereço abaixo para que sejam realizados os testes. Eles enviarão um boleto via e-mail e após pagamento e testes concluídos, eles disponibilizarão o resultado que pode ser retirado na própria Zoonoses ou enviado por correios se você preferir sem custo extra. Eu escolhi esta opção por facilidade.

Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo

Rua Santa Eul√°lia n¬ļ 86 – Santana – zoonoses@prefeitura.sp.gov.br

*Se o documento n√£o estiver assinado e carimbado pelo veterin√°rio, eles n√£o ir√£o aceitar e √© viagem perdida, aconteceu comigo! ūüôĀ

Importante, somente é permitido o embarque do animal 90 dias após a data da coleta da sorologia. Por isso, do prazo mínimo de 3 meses para o processo, como comentei acima.

4. Decisão de contratação de serviço de embarque de animais

Antes de seguir ao pr√≥ximo passo, sugiro tomar a decis√£o se voc√™ prefere embarcar o animal por conta, apresentando as documenta√ß√Ķes no aeroporto, tratando com Minist√©rio da Agricultura, Vigiagro, fazendo o despacho aduaneiro, reserva de espa√ßo no avi√£o, etc ou se prefere pagar uma empresa especializada para fazer isso por voc√™. Eu optei por contratar uma empresa e fiquei muito satisfeita. Numa mudan√ßa, voc√™ j√° tem mil coisas para resolver, se puder terceirizar esta preocupa√ß√£o, muito melhor n√©? E sinceramente, achei o pre√ßo do servi√ßo super justo, vale a pena. Contate algumas empresas e pe√ßa or√ßamentos para ter ideia de valores. Na minha an√°lise, o que pesa no bolso √© o v√īo e de qualquer forma voc√™ ter√° que pagar, seja atrav√©s da empresa ou n√£o.

No meu caso, a empresa contratada prestou os seguintes serviços: reserva do espaço na aeronave, retirada os animais na casa da minha mãe para levá-los ao aeroporto, liberação e despacho dos animais, emissão do CVI РCertificado Veterinário Internacional e acompanhamento da documentação do próximo passo junto ao veterinário para cumprimento de prazos. Mais um vez digo: Vale a pena!

5. Atestado de Sa√ļde e tratamentos contra doen√ßas infectocontagiosas e parasit√°rias

Bom, agora sim vamos ao pŇēoximo passo. Importante: S√≥ o fa√ßa quando j√° tiver agendado a data de embarque para garantir que este processo esteja v√°lido at√© l√°,

Nesta √ļltima etapa, voc√™ dever√° levar o seu animal ao veterin√°rio, aplicar os tratamentos contra pulgas e carrapatos, e adicionalmente, no caso de c√£es, aplicar o tratamento contra o parasita Echinococcus multilocularis. Logo o veterin√°rio dever√° emitir o atestado de sa√ļde, conforme modelo oficial do Vigiagro¬†para emiss√£o do CVI.

Pronto, seu animal está pronto para viajar! Com toda a documentação em mãos, agora seu animal está pronto para partir, lembrando que deverá ter cumprido os 90 dias da data da sorologia.

Bom, como o post é enorme e talvez você esteja meio assustado e perdido, vai um resumo da ópera:

Voc√™ come√ßa microchipando seu animal, vacina contra raiva, espera 30 dias para coleta da sorologia, leva a sorologia para os testes, recebe o resultado (via correios se preferir), contrata empresa (ou n√£o) e faz a reserva do v√īo; trata o animal contra parasitas e doen√ßas infectocontagiosas; emite o atestado de sa√ļde, emite do CVI pelo Minist√©rio; junta a documenta√ß√£o e embarca, por√©m somente 90 dias ap√≥s a sorologia.

Depois de tudo isso, lá estará seu bichinho amado no aeroporto te aguardando para te encher de carinho. A empresa que receberá o animal aqui na Irlanda, irá te notificar do embarque e te explicar o que é necessário para a retirada do animal e onde isso aconterá. Em geral é: documento com foto e pagamento da taxa de liberação no escritório da empresa na área de cargas do aeroporto.

Espero ter ajudado, mas caso ainda est√° com d√ļvidas? Deixe sua pergunta aqui embaixo que tentarei esclarecer o mais breve poss√≠vel.

Desejo um bom v√īo para seus bichinhos e muitas felicidades para toda a fam√≠lia na Irlanda!!!

Beijos!

N√£o perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

16 Replies to “Como trazer seu pet para a Irlanda”

  1. Minha preocupa√ß√£o √© durante a viagem, por ser muito longa, se eles recebem alimento e √°gua? E as necessidades fisiol√≥gicas? Eles tomam um calmante p dormir durante a viagem? Pois imagina o nervoso ali por tantas horas… como foi com seus gatinhos? O meu √© comil√§o e nao esta nada acostumado a nem mesmo viagens curtas…

    1. Maria Helena says: Responder

      Ol√° Sheyla,

      Na própria caixinha do animal, fica a fraldinha pra ele fazer as necessidades, um potinho de comida (que você manda junto) e um de agua. Ele nao passara fome nem sede.
      Na conex√£o eles rep√Ķem, cuidam, super cuidadosos. Pelo menos a Lufthansa foi com os meus e s√≥ ou√ßo coisas positivas deles.
      Qnd a dar remédio, isso não. Eles vem acordados. Nao se deve dar nada a eles.
      Os meus chegaram levemente assustados, porque gatos j√° s√£o assustados por natureza, mas chegaram super bem e assim que ouviram minha voz j√° reagiram normal.

      No geral, eles n√£o comem mto durante a viagem, ficam mais quietinhos, receosos. Mas nao se preocupe, nada de n√£o acontecer√° com eles durante a viagem. As cias. A√©reas cuidam bem. ūüôā

      Abs

  2. Oi Maria Helena, acabei de ler todo seu blog rsrs.
    E pra levar o cachorro junto com você no voo, precisa fazer essa parte que a empresa faria caso ele viajasse sozinho?

    1. Maria Helena says: Responder

      Ol√° Fernanda, espero que o blog esteja te ajudando! rsrs
      A Irlanda n√£o permitia animais entrando em v√īos comerciais, somente em v√īos de carga. Se nada mudou, voc√™ n√£o poderia trazer o cachorrinho com voc√™. Mas caso seja permitido, ainda assim, voc√™ precisa de todo o processo fitossanit√°rio, vacinas, etc. Nada muda.
      Uma coisa que muita gente faz √© viajar com o animal na cabina no v√īo normal at√© a Fran√ßa e da Fran√ßa vir de ferry boat que a√≠ sim voc√™ pode e aparentemente sai mais barato. Vale a pena verificar.

      Abs

  3. Olá, qual foi o custo da contratação por empresa? E qual a empresa q voce contratou?

    1. Maria Helena says: Responder

      Ol√° Patricia, tudo bem?
      Infelizmente n√£o lembro os custos do transporte somente. Lembro que gastei em tudo, incluindo vacinas, testes, caixas de transporte, frete etc uns quase R$ 6.000,00.
      A empresa que usei foi a Point Cargo e recomendo. Foram muito cuidadosos e atenciosos.
      Abs

  4. Oi! Adorei o post, está me ajudando muito! Você sabe dizer se caso o bichinho já tenha vacinação em dia, a carteira de vacinação certinha, precisa vacinar novamente após a colocação do microchip? Obrigada!!

    1. Maria Helena says: Responder

      Ol√° Giovanna, se o bichinho tem vacina√ß√£o de raiva dentro de 1 ano, pelo que me recordo, n√£o √© necess√°rio revacinar. ūüôā
      Abs

    2. VIVIAN HELENA says: Responder

      Oi, Maria Helena ! Bom dia! Esse valor de R$ 6000,00 você gasto com os 2 gatos ou 6000,00 pra cada?

      1. Maria Helena says: Responder

        Bom dia Heraldo,

        Para os 2 gatos. At.

  5. Ol√° Maria, seu post est√° sendo super √ļtil. Voc√™ sabe nos dias de hoje em 2019, se o Laborat√≥rio de Zoonoses ainda est√£o fazendo a sorologia?.
    Bjs Klelya.
    Obrigada pela atenção desde já.

    1. Maria Helena says: Responder

      Olha, acredito que sim. √Č o procedimento. A nao ser que mudaram o processo. D√° uma checada no site deles. Entendo que somente eles fazem, inclusive.

  6. Jana√≠na Ara√ļjo Silva Andrade says: Responder

    Ol√° Maria Helena, eu encontrei sua postagem e foi excelente bem explicada, obrigada por compartilhar. Agora estamos com dificuldade de alugar lugar na Irlanda que aceita pets. Isso √© uma realidade? √Č complicado? Se puder me dizer algo a respeito.

    1. Maria Helena says: Responder

      Ol√° Jana√≠na, infelizmente √© realidade. Como tem mta gente procurando casa, os propriet√°rios d√£o prefer√™ncia para os “sem animais”.

      Minha dica é, no primeiro contato não fale sobre o assunto, depois da visita, aí vc explica sua situação.

      At.

  7. VIVIAN HELENA says: Responder

    Oi Maria Helena, n√£o sei se tem post sobre o assunto, mas estou bem Confusa sobre idade escolar, tenho 3 meninos, 1 de 3 anos que aqui nao estuda aqui no brasil, um de 11 anos que est√° no 5¬ļ ano e um de 12 que est√° no 7¬ļ ano… Consegue me dar uma luz sobre isso?

    1. Maria Helena says: Responder

      Ol√° Vivian,

      N√£o tenho post sobre isso, infelizmente. Mas tenho um sobre creche (http://familianairlanda.com/2018/01/31/creche-irlanda-como-funciona/). No seu caso, todos os seus filhos tem direito a escola p√ļblica.
      O menorzinho, tem direito a ir ao Montessori por 3 horas por dia e os maiores já vão para o colégio normal (horário em torno de 8h às 14h/15h). Lembrando que o ano letivo se inicia em setembro e normalmente é nesta época que eles podem começar.
      Se quiser mais detalhes, tem um link do governo que explica mais sobre o assunto: https://www.citizensinformation.ie/en/education/the_irish_education_system/overview_of_the_irish_education_system.html

      Espero ter ajudado. Abs

Deixe uma resposta